Filme Publicitário – Etapas de Produção

Filme Publicitário

Sua empresa ou instituição

O filme publicitário começa com a empresa que deseja anunciar seu produto/serviço, pois é ela que define quais os objetivos que pretende alcançar com o anúncio. Durante a filmagem, os profissionais que representam o cliente podem colaborar, quando necessário. Por exemplo: orientando a produção sobre o uso correto do produto.

O Redator e o Diretor de Arte são os responsáveis diretos pela criação de um filme publicitário. Trabalhando em conjunto, esses dois profissionais assimilam todas as informações fornecidas pelo cliente a respeito do produto ou serviço a ser anunciado. E, a partir daí, passam a procurar uma ideia inteligente e diferenciada, que venha cumprir os objetivos propostos no briefing. Essa ideia gera, automaticamente, o conceito do filme, que deve ser concretizado num roteiro ou num storyboard, para apresentação ao cliente. Feito isso, e após a aprovação do roteiro, a dupla de criação acompanha de perto a realização do filme publicitário, procurando evitar divergências negativas entre a ideia original e o resultado final.

Filme Publicitário na Produtora

A OLIVE TREE FILMES se responsabiliza por todos os aspectos técnicos referentes à realização do filme, tais como: a construção de cenários, a contratação de atores, as locações, a disponibilidade dos equipamentos e materiais necessários, a filmagem propriamente dita, a edição e finalização do filme, o fornecimento de cópias, etc.

Filme Publicitário

Filme exemplo:

Fase 1 – Preparação do Filme Publicitário

Nessa fase, fazemos um levantamento minucioso de tudo que será necessário para que o filme publicitário seja feito de acordo com a visão do diretor e as necessidades do cliente.

A fase de preparação envolve: administração, locações, decupagem de direção, roteiro técnico, análise técnica de direção, cronogramas, decupagens diversas, orçamento definitivo.

Locações
O bom andamento dessa fase da produção tem como necessidade básica a escolha das locações do comercial. A forma de o diretor narrar seu ponto de vista são os planos, e estes não poderão ser definidos sem que as locações estejam vistas e aprovadas.

Decupagem de direção
Feita pelo diretor, definindo planos, lentes, movimentos de câmera e de atores.

Roteiro técnico
Feito pelo diretor, numerado por planos e com as indicações básicas da decupagem de direção.

Análise técnica de direção
Preparada pelo assistente de direção com o diretor de produção, reunindo todas as informações do diretor necessárias para a produção do filme, ou seja, tipo de locação, tipo físico do ator etc. A análise técnica divide-se em: geral, de cenas e de departamentos.

Cronogramas
Dividem-se em físico, definindo-se em termos de datas todas as etapas da realização do filme publicitário, e analítico, que determina os dias e o que se vai filmar em cada dia (caso haja mais de um dia de filmagem). Fluxograma é a visualização do cronograma físico, e mapa de produção é a visualização do cronograma analítico.

Decupagens diversas
Decupagem de produção — Detalhamento das providências de produção para solucionar as necessidades de cada cena, solicitadas pelos chefes de departamento (direção, produção, fotografia, arte, som e montagem), segundo as necessidades da análise técnica. No caso da decupagem de locações, por exemplo, trata-se de endereços, contatos, telefones, informações sobre como chegar ao local, custos de aluguel etc.
Decupagem dos departamentos — Cada departamento especifica suas necessidades de produção para cumprir as necessidades do diretor em cada cena.
Decupagem técnica de produção do filme — Feita pelo diretor de produção, dando as especificações globais do filme: número de fitas, total de cenas noturnas e diurnas, número total de atores e figuração etc.
Decupagem da equipe técnica — Definição de todos os membros da equipe técnica e do tempo necessário de contratação para cada fase, de acordo com as necessidades de cada chefe dos diversos departamentos.

Orçamento definitivo
É baseado nas informações contidas na análise técnica, cronogramas e decupagens. Divide-se em detalhado e consolidado. Durante essa etapa fazem-se as pesquisas de atores e tomadas de preços dos fornecedores diversos (fitas, equipamento técnico, transporte, alimentação, veículos de cena, aluguel de estúdio de imagem e som, sala de montagem etc.). Não há, contudo, formalização de compromissos.

Fase 2 – Pré-produção do Filme Publicitário

Nessa fase, contrata-se tudo que foi pesquisado na fase anterior. Eis as principais etapas:

a) alugar estúdio e contratar cenotécnico para início da construção do set de filmagens;
b) comprar materiais de consumo (fitas, pilhas, baterias) e materiais diversos da área elétrica e de maquinaria (fitas-crepe, sprays de ar e anti-reflexo etc.);
c) fazer visitas finais às locações com os diretores de fotografia, de arte, de som, elétrica e maquinaria (caso não tenham sido feitas na primeira fase);
d) testes de câmera, lente, som etc.;
e) cartas de autorização e contratação das locações, contratação dos atores, da equipe técnica e do equipamento técnico e confecção dos figurinos e demais itens da produção;
f) reserva de estúdios de filmagem e locais de pós-produção (estúdio de edição, estúdio de dublagens, gravação da trilha sonora etc.);
g) fazer ordem do dia do primeiro dia de filmagem;
h) preparar os blocos de boletim de câmera e outros impressos;
i) mandar imediatamente para a administração cópia de todos os contratos e acertos de despesas com os prazos de pagamentos;
j) dois dias antes do primeiro dia de filmagem, pegar todo o equipamento técnico nos fornecedores (câmera, elétrica e maquinaria etc.);
k) checagem e teste de todo o equipamento, tripés, lentes etc.; l) contratação de todos os participantes da equipe técnica;
m) fazer testes de elenco com atores se houver necessidade; n) fazer ensaios dos atores com o diretor

Fase 3 – Filmagem do Filme Publicitário

a) Proceder à checagem de todos os itens da decupagem de produção dois dias antes de cada dia de filmagem;
b) verificar as necessidades da ordem do dia, no dia anterior à filmagem e no momento de saída da equipe para a locação;
c) enviar diariamente as fitas gravadas para a produtora com os boletins de câmera;
d) enviar para a administração o relatório de produção (não esquecer de anotar as razões dos atrasos nas filmagens, horas extras eventuais da equipe, quantidade de cenas filmadas do roteiro e numeração das fitas usadas diariamente, abatendo-as do estoque);
e) não permitir que quaisquer despesas sejam feitas sem autorização e enviar diariamente cópia para a administração com os prazos de pagamentos;
f) exigir, sempre, notas fiscais de todas as despesas efetuadas e prestar contas diariamente;
g) planejar minuciosamente e com antecedência qualquer deslocamento da equipe de uma locação para outra;
h) ter à mão nas locações as autorizações de filmagens;
i) estar atento ao cronograma do dia de filmagem e aos planos filmados;
j) preparar a ordem do dia para o dia seguinte e entregá-la à equipe no máximo duas horas antes do término da filmagem (não esquecer os atores que não estão no set de filmagem);
k) deixar a locação limpa e no mesmo estado em que foi encontrada.

Fase 4 – Finalização do Filme Publicitário

a) edição ou montagem;
b) sonorização (sincronização de música, ruídos e diálogos, mixagem); c) efeitos visuais;
d) cópias de distribuição.

Fonte:http://www.olivetreefilmes.com.br/produtora-de-video-filme-publicitario-em-sp/

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